segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMO CUIDAR DE SUAS JOIAS


Como Cuidar de suas Joias

1. Retire seus anéis para desenvolver serviços manuais pesados, evitando arranhões e quebra de pedras.
2. Afaste-as de produtos químicos – isso inclui cosméticos, perfumes, sabonetes, cloro de piscina e medicamentos. Eles alteram a cor das pedras e metais e atacam sua liga.
3. Evite a ação do sol e do calor sobre as peças.

Como Limpar suas Joias

1. Joias sem pedras – Deixe-as de molho por alguns minutos em mistura de água e bicarbonato de sódio e enxágue-as em água pura.
2. Joias com pedras preciosas – Lave-as em água morna e detergente neutro, usando escovinha macia. Enxágue em água morna e mergulhe em álcool (exceto as esmeraldas). Deixe secar sobre lenços de papel.
3. Joias com esmeraldas – Lave-as delicadamente com sabão neutro e água fria. Enxágue-as e seque sem esfregar.
4. Joias com corais – Readquirem seu brilho quando friccionadas com algodão embebido em terebintina.
5. Joias com turquesa, opala e ágata – Evite água ou óleo. Limpe-as com flanela ou camurça. A turquesa pode, também, ser limpa com um pouco de álcool.
6. Joias com pérolas e madrepérolas – Limpe-as após o uso com flanela ou algodão secos, eliminando resíduos de cosméticos e suor. Pode-se também usar sabão neutro e água fria, sem deixar de molho. Enxágue bem e seque com pano ou papel macios. Não lave pulseiras ou colares de pérolas, pois a umidade enfraquece o fio de seda. As pérolas e madrepérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas.
7. Joias escurecidas pelo iodo – Algumas pessoas apresentam maior concentração de iodo no organismo e suas joias escurecem mais facilmente. Para voltarem à cor original, providencie novo polimento por profissional de confiança.
8. Nunca ferva suas joias com detergentes – o calor e os produtos químicos são inimigos das joias.

Como guardar suas Joias

1. Pérolas, esmeraldas e madrepérolas precisam “respirar” e ressentem-se da umidade ou secura excessivas. Guarde-as em locais arejados e nunca envolvidas em sacos plásticos.
2. Todas as joias – Guarde-as separadas umas das outras por veludo ou flanela macia, evitando que se risquem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário