segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUEM É SÍLVIO ALVAREZ


Paulistano, autodidata, dedica-se à colagem desde 1989. Sem ter, até então, demonstrado aptidão para outras formas de expressão artística, iniciou-se na técnica utilizando-a intuitivamente como instrumento de arteterapia em um momento difícil de sua vida.
Tem realizado exposições em espaços públicos bastante democráticos, como o Terminal Rodoviário do Tietê, Aeroporto Internacional de Guarulhos e diversas estações do Metrô de São Paulo. Em uma dessas mostras, em 2007, no Metrô Vila Madalena foi convidado pelo SESC Ipiranga para participar do Projeto Murographia e realizar uma exposição individual no hall da unidade. A partir daí Silvio Alvarez passou a trabalhar exclusivamente com a colagem, profissionalizando-se como artista plástico.
Entre as coletivas destacam-se as participações na mostra “Luxo”, realizada no Sofitel SP, em 2009, e, em 2010, com o quadro “A Criação”, representando os povos Baniwa – Coripaco, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Em outubro de 2011, apresentou suas obras na Art Shopping no Carrousel du Louvre, em Paris.
Entre os serviços prestados destacam-se projetos para a Editora Abril – Praça Victor Civita, Henkel – Pritt, Pirelli, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prefeitura de Curitiba e Tribunal de Justiça do ES. Desenvolveu projetos e realizou oficinas para o SESC, unidades Belenzinho, Ipiranga, Consolação, Carmo – 24 de Maio, Araraquara, Piracicaba – SP, Palmas – Tocantins e Ponta Grossa – Paraná.
A principal matéria-prima do seu trabalho é a paciência. Silvio Alvarez recorta, uma a uma, imagens de revistas ou de folhetos publicitários para compor um mundo todo seu, mágico e surreal. Suas obras, em geral, tratam, com bom humor, da relação do homem com o meio ambiente, com o cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, da relação do homem com ele próprio.
Nesta nova Exposição Silvio Alvarez mostra a sua maturidade como artista plástico com vinte obras. Entre elas: Quixote, O tempo, Peru e Mortadela, Os cordeiros, A Espera, etc.
Complementando a proposta ele ainda apresentará o seu trabalho no evento debate sobre Economia Criativa organizado pela Associação Paulista Viva no dia 12 de setembro no Instituto Cervantes dentro do Programa Paulista Viva e Sustentável.
 Conjunto Nacional (SP) – Av. Paulista, 2073
 De 10 a 22 de setembro 
http://www.silvioalvarez.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário