segunda-feira, 19 de março de 2012

QUAL O SIGNIFICADO DA QUARESMA?


Após quatro dias de muita folia na maior festa pagã do mundo, é chegado o tempo de buscar o equilíbrio e a purificação do seu eu interior. Para tal, na Quarta-feira de Cinzas, tem início o período da Quaresma, uma prática que acontece desde o século IV e é repleta de simbologias que fazem parte da nossa história. A quaresma¸ segundo o cristianismo, representa os 40 que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
Uma curiosidade sobre a Quaresma, é que o número 40 é associado a significativas passagens bíblicas. São elas: os 40 dias do dilúvio, 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto (fase também conhecida como Pessash, a Páscoa judaica), 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto, além dos 400 anos de duração do exílio dos judeus no Egito.
Entre alguns pontos interessantes e pouco conhecidos, há, ainda, o significado do número 4 na Bíblia. Segundo estudiosos do assunto, o 4 simboliza o cosmo, o mundo e os quatro pontos cardiais.
Neste período, há quem opte pelo jejum ou pela caridade. Mas, independentemente da sua crença, este é uma época importante, na qual é possível parar e fazer uma série de questionamentos que podem ser tornar essenciais para encontrar o caminho da paz e das boas vibrações.
Durante a Quaresma, procure reservar alguns momentos para que sejam feitas orações individuais ou mantras que induzam à tranquilidade. Reveja a vida, seus planos, suas ações passadas e o que pretende realizar no futuro. Ajudar o próximo, consolar os tristes e abrir o coração para o perdão também são ações que fazem parte deste ápice do cristianismo.
Sendo assim, libere as energias negativas. Equilibre a mente e o espírito de tudo aquilo te faz mal e siga o caminho do bem. Alimente-se das boas energias. Consuma o amor e o distribua. Com certeza, o mundo em sua volta vai agradecer essa contribuição.
 www.zastros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário