quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O BRILHO DAS GEMAS



O brilho é uma das propriedades ópticas das gemas, assim como a cor, dispersão, refração, birrefringência, pleocroísmo, transparência e os diferentes fenômenos ópticos.O brilho decorre da qualidade e quantidade dos raios luminosos refletidos do interior e da superfície da gema. A intensidade do brilho está diretamente relacionada ao índice de refração e à dureza da gema.

Índice de Refração

Refração é a mudança na direção e/ou velocidade da luz quando esta penetra em um meio de densidade óptica diferente daquela do meio que provém. O grau de refração é chamado índice de refração, que é definido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no interior de uma substância. O índice de refração da maioria das gemas oscila entre 1,2 e 2,6. Os gemólogos medem esse índice usando um instrumento de nome refratômetro.

Dureza

Também a dureza da gema – medida pela Escala de Mohs – será determinante para o brilho que se poderá extrair dela. Quanto mais dura for a gema, maior grau de polimento na lapidação ela aceitará sem se danificar.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário