sexta-feira, 1 de julho de 2011

RESPIRE FUNDO, O INVERNO CHEGOU

 Com a chegada da estação mais fria do ano, o número de casos de doenças respiratórias pode triplicar e as chamadas doenças de inverno ( vale lembrar que elas surgem durante o ano todo) atacam crianças, adultos e idosos, causando desconforto no dia a dia.
 Algumas mudanças de hábito reduzem o surgimento dessas doenças, mas o que muitos não sabem é que essas mudanças são simples e  podem ser feitas sem maiores esforços.
 Três fatores são os principais para o aumento dos casos de doenças respiratórias no inverno:"Vários fatores acarretam, mas os principais são:1- As doenças virais respiratórias acabam desenvolvendo as bacterianas, como sinusite, pneumonia, etc. 2- nesta época do ano, as pessoas se aglomeram mais e ficam em lugares fechados. 3- As pessoas que já possuem algum tipo de alergia têm sua doença agravada ao pegar roupas e cobertores que ficam guardados por muito tempo".
 Algumas mudanças na sua rotina podem ajudá-lo a passar um inverno saudável.
 1- Alimentação saudável- escolha os alimentos de maneira adequada, assim seu organismo estará fortalecido.
 2- Hidratação - tome bastante água.Importante:como os idosos sentem menos sede nesta época do ano, eles devem ficar atentos a esta questão.
 3- Atividade Física - pratique exercício, pois eles ajudam na respiração.
 4- Arejar os ambientes - deixe os ambientes terem circulação de ar, abrindo portas e janelas, pelo menos uma vez durante o dia.
 5- Lavar cobertores e roupa de lã - é comum que as roupas de inverno fiquem guardadas por um bom tempo, causando um acúmulo de pó.Então antes de usá-las , lave-as.
 E se você achar que o dia está seco, deixando seu nariz ressecado internamente, provavelmente a umidade relativa do ar está baixa, isso significa que a quantidade de partículas de água no ar está pequena.nesse caso, o melhor a fazer é deixar o ar do ambiente em que você se encontra um pouco mais úmido, colocando umidificadores de ar, bacias com água ou toalhas úmidas.
    Revista Ponto de Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário