sexta-feira, 17 de junho de 2011

INSÔNIA

 Dormir bem é essencial para a saúde.Uma noite mal dormida provoca inúmeros desconfortos:cansaço, irritabilidade, olheiras, mau humor, déficit de atenção, etc.Quem sofre de insônia, além de ter a saúde afetada, pode criar sonolência diurna, prejudicar a produtividade e também facilitar os acidentes com veículos e máquinas.
 Existem três tipos de insônia: a inicial(dificuldade para iniciar o sono), intermediária (dificuldade para manter o sono ) e tardia ( dificuldade para retornar ao sono após pequenos despertares ).
 A insônia pode surgir por diversos motivos, como envelhecimento, mudanças no ambiente, uso de medicamentos, ansiedade, depressão e doenças pré-existentes, como as renais, cardíacas e Mal de Parkinson.Também estão ligadas ao problema, maus hábitos para dormir, doenças respiratórias, metabólicas e parassônicas, como sonambulismo e bruxismo ( em menor grau).
 Dormir de 7 a 8 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas também metabólico.Durante o sono, ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.A privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH).Esse hormônio é fundamental, pois tem como principais funções manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.
 Outro hormônio, também liberado durante o sono, é a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade.Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos, o que pode evoluir para a obesidade.
 Muitas vezes a insônia pode ser combatida com mudanças de hábitos.É importante praticar exercícios físicos regularmente, evitar refeições pesadas, buscar um ambiente calmo para recolher-se.
 Se sentir necessidade, procure o médico , ele poderá lhe orientar.
  Tenha um bom sono, e sonhe com os anjos!!!
       Revista Ponto de Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário