sexta-feira, 29 de abril de 2011

DIAMANTES

Na Grécia Antiga, os povos achavam que os diamantes eram as lágrimas dos deuses. Os Romanos acreditavam que eram partículas luminosas de estrelas cadentes. O nome diamante é derivado da palavra francesa antiga diamant, e esta por si, derivou do grego adamas, que significa inconquistável ou indomável. O diamante era reconhecido como o mais duro de todos os minerais naturais desde aquela época.
Diamante é a única gema, composta por um elemento químico, carbonoCientistas estimam que os diamantes são formados entre 120 e 200 km abaixo da crosta terrestre, no manto superior, onde existem as condições químicas, de temperatura e de pressão favoráveis para a sua formação. Os diamantes começaram a ser formados há aproximadamente um bilhão de anos e os mais recentes já encontrados têm entre 10 e 20 milhões de anos. E felizmente, neste momento, diamantes podem estar sendo formados.
Existem diamantes de todas as cores. Incolor a amarelado, acastanhado ou esverdeado são os mais conhecidos. Cores fantasias (coloração distinta) incluem todas as cores do arco-íris; amarelo e marrom são mais comuns, raramente verde, rosa e azul e, mais raramente, vermelho e púrpura.
A aparência característica do diamante deve-se aos efeitos ópticos, combinados de lustre “adamantino”, da perfeição do seu polimento, brilho e fogo. Tudo isto está relacionado à sua suprema dureza (10 na Escala de Mohs), a seu alto poder de refração da luz e dispersão, além da perfeição com que é lapidado. A quantidade de luz refletida por sua superfície é mais elevada que a de qualquer outra gema incolor natural.
Durante séculos, a Índia foi única fonte mundial de diamantes. Hoje, porém, é importante apenas historicamente. Em 1725, quando os depósitos diamantíferos da Índia estavam para se esgotar, os diamantes foram descobertos no Brasil, que se tornou o maior produtor mundial de diamantes, até a descoberta de imensos depósitos primários na África do Sul em 1867. Atualmente, os grandes produtores diamantes são África (Angola, África do Sul, Namíbia, Serra Leoa, Botsuana, Tanzânia, República Democrática do Congo, Zaire), Austrália, Canadá & Rússia.
Diamante é a gema do mês de abril e o 60º aniversário é comemorado com diamante. A tradição de oferecer um anel de noivado com diamante começou em 1477, com o arquiduque Maximillian da Áustria e Mary de Borgonha da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário