segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PEDRA DE FEVEREIRO

O Desejo do homem possuir pedras preciosas é tão antigo como a própria história. Uma das razões deste fascínio é a crença de que uma pedra especial era dedicada a cada mês do ano e que detinha uma virtude especial para os nascidos em cada mês.
A origem desta crença remonta a antigos escritos dos séculos I e IV. Os autores destes textos relacionavam também as doze pedras com os doze signos do Zodíaco.
As pedras Astrais e Zodiacais foram assim designadas, dada a mística crença de que  possuiam propriedades mágicas relacionadas com os signos do Zodíaco. As pedras Talismã são as relacionadas com o mês de nascimento.



 Fevereiro-Ametista
A ametista é a pedra do mês de Fevereiro e também a gema do 6º aniversário de casamento.

A ametista é uma variedade de quartzo e as suas tonalidades vão do lilás pálido até ao roxo mais escuro, quase preto. A sua cor ideal é o roxo meio escuro com um brilho rosado, que lhe dá beleza e calor. Pela sua abundância, conseguem-se facilmente em qualquer tamanho e formato. É uma pedra de longa duração, que se pode usar diariamente.
A sua cor roxa foi sempre adorada pelos gregos e egípcios e, por isso, era frequente nos seus ornamentos, assim como nas jóias da coroa britânica. Os gregos acreditavam que o uso da ametista impedia intoxicações, tornando-se numa das pedras mais desejadas. Diziam ainda que ela exercia um sóbrio efeito nos embriagados e nos que se tornavam  exageradamente apaixonados. A tradição diz que a ametista evita a calvície e protege das traições e das fraudes, simbolizando a paz. 

Esta pedra deve ser protegida de riscos. É ocasionalmente aquecida para dar mais luminosidade à sua cor. Os principais centros de extracção de ametistas são o Brasil, o Uruguai e a Zâmbia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário