sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TRATAMENTO EM PEDRAS PRECIOSAS

  Grande parte das pedras preciosas, quando saem de seus depósitos, não exibem a cor exuberante observadas nas joalherias.Algumas delas são resultados de tratamentos que visam:Intesificar cores naturais de gemas agregando com isso mais valor.
  Modificar a cor natural de gemas para outra cor mais aceita comercialmente, e originar cores em gemas a partir de cristais completamente incolores, agregando com isto mais valor.
  O tratamento em pedras é definido da seguinte forma: qualquer processo que melhore a aparência de uma gema, no que se refere à sua cor e sua pureza, ou que modifique sua durabilidade natural.Neste conceito estão de fora a lapidação e o polimento.
  Deve ser exclarecido que gema tratada não significa gema artificial.Alguns processos de tratamento, como a irradiação e o tratamento térmico, apenas aceleram o processo que poderia ter sido dado pela própria natureza, isto é, grandes partes das gemas apresentam sua cor devido à presença de defeitos em sua rede cristalina conhecida como " centros de cor", que são ativados pela radiação natural presente nos depósitos ou pela radiação das unidades comerciais de gemas, presente em indústrias de tratamentos e laboratórios.O tratamento térmico tem a finalidade de modificar estes "centros de cor",culminando no aparecimento de diferentes tonalidades.Várias gemas tratadas por estes processos, principalmente topázios, quartzos, turmalinas, kunzitas, alguns berilos como a morganita, e até mesmo diamantes.

Um comentário:

  1. Sim, eu tenho algumas pedras de aguas marinhas e gostaria de fazer esse processo,como faço ou onde consigo , moro em vitoria capital do ES

    meu contato daniel-milke@hotmail.com

    ResponderExcluir