sexta-feira, 8 de outubro de 2010

POR QUE AS MULHERES ADORAM SHOPPING

 Vemos isso o tempo todo.Mulheres entrando e saindo de lojas em shoppings com suas amigas.E seus esposos,...sentados entediados fora da loja.Há uma boa explicação para isso e tem raiz em nossa evolução.
 Explico...os homens eram tradicionalmente caçadores.Não precisavam olhar para todas as ovelhas no campo.Tudo que queriam era encontrar uma ovelha fraca, matá-la e logo escapar com presa para longe da competição.
 Este mesmo instinto ainda governa os homens quando em compras.Eles querem estreitar o foco...encontram o que procuram...de forma rápida...e se mandar logo da loja.E quando compram- pronto,...tá feito.Não há volta atrás, isso os deprime só de pensar.
 Por outro lado, no início as mulheres eram coletoras.Elas se juntavam com as colegas da tribo em volta das fruteiras mais produtivas ou para catar as melhores castanhas.Isto explica em parte porque as mulheres adoram fazer compras.Por que elas passam horas procurando sapatos,bolsa, ou vestido perfeitos - e naturalmente, o negócio perfeito.
 Mas evolução não é a única explicação para isso.Há também um processo biológico funcionando que envolve hormônios.As mulheres ficam energizadas durante as compras, porque lhes propicia secreção de seretonina.A seretonina, é uma substância química do cérebro conhecida como "neurotransmissora", que regula o humor e reduz a ansiedade e a depressão.Quanto maior seu nível melhor a pessoa se sente.Por outro lado, para os homens fazer compras, é desgastante porque esgota seus níveis de dopamina.Este hormônio faz-lhes sentir bem,ajuda-lhes a direcionar o pensamento e o comportamento- lhes mantem energizados e motivados.
 John Gray

Um comentário:

  1. Somos mesmo tão diferentes! até parece castigo a necessidade de sermos dois na hora de gerar um filho!Interessante a evolução...

    ResponderExcluir