quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O NÚMERO 13

   Segundo a numerologia, o 13 representa transformação, mudança- mesmo significado da carta 13 do tarô, a Morte.A cabala, tradição esotérica do judaísmo, considera o número super positivo.Ele representa a soma das letras em hebraico da palavra amor, Ahava.
   Há muitas versões sobre a origem da má sorte associada ao 13.Uma delas provém de uma história escandinava pagã:o deus do Fogo, Loki, depois de ficar de fora de uma ceia que reuniria 12 deuses, provocou a morte do deus Sol, o deus dos deuses.Como ele seria o 13 convidado, o número ficou relacionado à tragédia.
   Outro acontecimento negativo, já na Era Cristã, teria reforçado essa idéia: na última ceia, havia 13 pessoas e uma delas foi morta.Há quem não se sente em mesas com 13 pessoas, como fazia Napoleão Bonaparte, por acreditar que algo de nefasto irá acontecer com uma delas..
   A Apollo 13 foi lançada às 13h13 do dia 11 de abril de 1970.A esplosão num dos tanques de oxigênio, que obrigou a missão a ser abortada, aconteceu no dia 13.
   Exitem 13 meses lunares em um ano de 365 dias.Entre os povos antigos, o 13 dia do ciclo lunar ( que corresponde a 28 dias contando a partir da lua Nova), era considerado propício a bruxarias e malefícios.
   O nome científico para quem tem medo de sexta-feira 13 é triscaidecafobia.O termo surgiu em 1911 a partir da junção das palavras triskaideka (treze) e phobos ( medo).
   Revista da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário