quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HISTÓRIA DAS ALIANÇAS

  Os hindus tinham o hábito de usar anéis em suas cerimônias de casamento,simbolizando o compromisso.Este costume foi absorvido  pelos gregos e romanos da Antiguidade.
  Os habitantes da antiga Roma acreditavam que pelo quarto dedo da mão esquerda corria uma longa artéria que chegava até o coração...Eles chamavam essa artéria de " veia d'amore".Por isso, os casais passaram a usar anéis de ferro  imantado no quarto dedo, acreditando que a proximidade do imã com a "veia d'amore" - e com o coração- faria com que os cônjuges permanecessem atraídos um pelo outro, indefinidamente.
  Outras fontes, porém, afirmam que o uso das alianças  nasceu já no Antigo Egito, com os faraós, que entendiam o círculo com um símbolo de eternidade, sem começo, meio e fim.
  Foi exatamente na Idade Média que materiais nobres como o ouro  e pedras preciosas passaram a compor as alianças e anéis de compromisso.

Um comentário:

  1. Muito bom...gostei!

    Quando digo que o mundo, seus conceitos estão mudando, muitas pessoas me criticam. Mas, vamos fazer uma breve análise em relação as próprias alianças citadas acima.
    No início, na antiguidade, as alianças eram símbolo de amor, alegria compaixão eterna. Hoje não passam de um objeto de "adorno" pessoal, alto-estima e sobretudo, um objeto que demostra poder um sobre o outro. (marido e mulher)
    O conceito de união está muito capitalizado, bem como o conceito de casamento. Hoje casar é, sobretudo, uma forma de "esbanjar" dinheiro, "glamour" e arrogância. Casa-se hoje gastando milhões e amanhã separam-se um levando a metade do outro....
    Cadê o Amor? Eu, particularmente não sei, apenas acho que até mesmo o casamento (que deveria ser o alge do amor) está capitalizado, como tudo em nossa sociedade!

    "Vamos seguir as antigas regras!? Conhecer, conversar, amar e casar quando o amor estiver transbordando."

    Abraços, Rubens - @rubensstaloch
    http://esquecatudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir