quarta-feira, 14 de abril de 2010

AS PEDRAS NO BRASIL

Cristalina - Goiás
Rica pela própria natureza, Cristalina é um dos maiores centros de produção e comércio de pedras preciosas, semipreciosas e cristais, honrando o nome que tem. A imensa variedade de pedras (tais como ametista, safira, esmeralda, topázio azul e turmalina) e de cristais (encontrados em diversos tamanhos, formatos e cores) são responsáveis pelo grande número de turistas que visitam a cidade.
Diamantina - Minas Gerais
Diamante: (do grego adamas, adamantos) que significa inflexivel, indomável, o termo grego vem de domar, vencer. Pedra preciosa constituída de carbono puro cristalizado, de extrema dureza, mas quebrável, geralmente incolor e transparente, utilizado em joalheria e na indústria. No Brasil podemos citar a cidade de Diamantina no Estado de Minas Gerais - Brasil como região de extrativismo.
Berilo: (do grego beryllos, pelo latim beryllus.) Silicato natural de aluminio e berílio, hexagonal, frequente nos pegmatitos, em certos granitos e seus arredores metamórficos. Berilo também é um nome de um municipio do Estado de Minas Gerais - Brasil
Chapada Diamantina - Bahia
Corindom: Óxido natural de aluminio que cristaliza no sistema romboédrico, o corindo Al2O3 é, depois do diamante, o mais duro dos minerais naturais. É geralmente transparente ou translúcido, com um brilho vítreo. Conhece-se algumas variedades coloridas utilizadas em joalheria sob o nome de gemas orientais.
Granada: Silicato natural de composição variável, pertencente ao sistema cúbico (ou sistema monométrico) utilizado em joalheria. Suas cores variadas( vermelho, rosa, amarelo, verde) refletem as diferentes composições quimicas.
Ouro Preto - Minas Gerais
A diversidade de suas gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. No distrito de Santo Antônio do Leite, uma comunidade de artesãos desenvolve original trabalho de ourivesaria, confeccionando jóias em prata e pedras preciosas. A Mina do Vermelhão, onde ocorre a maior concentração do mineral, nas proximidades da cidade, e a Mina do Capão, no distrito de Rodrigo Silva, fazem de Ouro Preto a capital do topázio imperial.A cidade é ainda a única produtora mundial de topázio imperial, o mais valioso entre os diversos tipos de topázio. As gemas são encontradas nas mais variadas tonalidades: do vermelho-cereja, passando pelos tons alaranjados, até o amarelo-claro. Quanto mais forte a coloração, mais cara a gema.

(Em breve, mais regiões)

Um comentário:

  1. No Brasil possuí-se muitas regiões detentoras de pedras preciosas. Acabo de postar apenas 3 regiões que apresentam-se em destaque. Em breve postarei demais localidades e variedades de pedras encontradas!
    Abraços, Rubens

    ResponderExcluir