domingo, 17 de janeiro de 2010

CURIOSIDADE - ESMERALDA

HISTÓRIA
Acreditava-se que as ESMERALDAS serviam para advinhar adventos futuros, mas não sabemos se as visões eram realmente observadas na pedra, como são em esferas de cristal ou berilo,ou se uma esmeralda dotava o usuário de conhecimentos sobre o futuro.
Como uma inimiga, de todos os encantamentos e conjurações as ESMERALDAS eram temidas pelos mágicos, que não se consideravam aptos a atuar se uma pedra estivesse nas proximidades.
As ESMERALDAS eram empregadas como antídoto para venenos e feridas, assim como contra possessões demoníacas.Usadas as redor do pescoço eram vistas como um fator de cura para a epilepsia.
No século III, a pedra preciosa era sugerida para a vista cansada.Esta teoria era tão prevalecente naquele tempo, que os gravadores de pedra conservavam ESMERALDAS em suas mesas de trabalho de modo a poder,de tempos em tempos, olhar para elas para aliviar a fadiga dos olhos.
A tradição medieval dizia que o Santo Graal fora esculpido a partir de uma única ESMERALDA grande, que caíra da coroa de Satanás durante a sua descida do céu para o mundo inferior.
Dizia-se que a ESMERALDA fazia mal aos olhos das cobras, chegando até a cegá-las.
 LAPIDAÇÃO
Artesãos especializados na lapidação de ESMERALDAS podem ser encontrados no Brasil, Japão, na Índia, e em Israel.O trabalho demanda cuidado e habilidades especiais, em razão do alto valor da pedra bruta, e se faz muitas vezes em corte retangular conhecido como "LAPIDAÇÃO ESMERALDA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário